Por Blog da Folha 24/11/23 às 16H20
Uma semana voltada para a promoção e valorização da gastronomia recifense. É o que determina a Lei 19.123, sancionada pelo prefeito João Campos. A Lei foi criada por meio do Projeto de Lei 196/2023, de autoria da vereadora professora Ana Lúcia (Republicanos).
“Entre os objetivos do nossa proposta, estão o reconhecimento à importância cultural, econômica e turística dos estabelecimentos gastronômicos locais, a valorização da gastronomia da cidade, e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos empreendedores, que tornam possível a criação de novos empregos”, destacou a parlamentar.
A “Semana da Gastronomia do Recife”, deverá ser vivenciada na última semana do mês de julho, e oficialmente incluída no Calendário Oficial de Eventos da cidade.
De acordo com a proposta, durante essa semana poderão ser realizados pela sociedade civil organizada, eventos gastronômicos nos bairros, que poderão incluir festivais, feiras, concursos culinários, oficinas, exposições, palestras, feiras de produtos, rodadas de negócios e cursos de capacitação para aplicação na cadeia produtiva da gastronomia.
Além desses eventos, também poderão ser realizadas ações para apoiar a profissionalização, educação e qualificação do trabalhador do setor gastronômico, iniciativas que possam estimular a utilização de ingredientes e produtos locais pelos estabelecimentos gastronômicos dos bairros, criar programas de apoio aos pequenos produtores para o fornecimento de insumos de qualidade para os estabelecimentos gastronômicos locais e promover a divulgação da gastronomia por meio de campanhas publicitárias, materiais impressos, mídias sociais e outras formas de comunicação.
Gastronomia e turismo
Segundo o Ministério do Turismo, a gastronomia é o 3º principal impulsionador de viagens no mundo e uma forte tendência para o turismo global.
Um estudo sobre tendências para esse setor, realizado pelo Ministério, aponta que maiores investimentos e inovação no turismo deverão potencializar a economia local e, por consequência, toda a cadeia de valor do turismo gastronômico nos destinos que se prepararem para tal, e revela a importância de gerar experiências gastronômicas que estabelecem os vínculos culturais, identitários e patrimoniais com o território, destacando que isso tende a criar um círculo virtuoso entre a oferta e a demanda do turismo gastronômico
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