Um projeto de lei que segue em tramitação da Câmara Municipal propõe a criação da Carteira de Saúde da Mulher” no Recife. A proposta é de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos).
“Estamos na semana do Dia Internacional da Mulher, e ainda enfrentamos uma pandemia que nos mostra a importância da manutenção da nossa saúde, mas infelizmente, muitas mulheres têm uma vida corrida, com dupla jornada de trabalho devido aos cuidados com os filhos ou parentes, e seguem adiando a realização de exames periódicos”. Pontuou a parlamentar. De acordo com o proposto no projeto, a “Carteira Municipal de Saúde da Mulher”, deverá ser um instrumento que proporcione à mulher melhores condições de controle de sua saúde, como o registro do tipo sanguíneo, atendimentos, e
procedimentos de saúde a que tenha se submetido, além do registro e datas de consultas e exames, e identificação do estabelecimento público ou privado de Saúde em que ocorreu o atendimento.
“Os exames periódicos são recomendados para mulheres de todas as idades, e a razão dessa recomendação é a importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura de doenças como câncer de mama e tumores de útero. A nossa proposta tem como objetivo incentivar e auxiliar as mulheres recifenses a cuidarem da sua saúde.” Finalizou Ana Lúcia.
O projeto também determina que a Carteira de Saúde da Mulher contenha informações básicas a respeito da Lei Maria da Penha.
Comments